SANTOS E BEATOS
DA DEVOÇÃO SOMASCA
Esta página foi pensada especialmente para você que deseja viver a espiritualidade somasca e que algumas vezes não conhece toda a história, tradição e devoção de nossa família. Aqui você terá acesso a fragmentos da vida de santos e beatos que viveram ou se inspiraram na herança espiritual de São Jerônimo Emiliani.
JANEIRO
BEATO TOMÁS REGGIO
9 de janeiro
Nasceu em Gênova no seio de uma família nobre em 1818. De 1827 a 1833 estudou no Colégio Real (Collegio Reale), naquele período dirigido pelos Padres Somascos. Cuidaram de sua formação, os padres Tommaso Ascheris, Alessandro Cipolla e o reitor Andrea Pagano, este último dotado de um notável carisma educativo. Depois dos estudos na área jurídica, Tomás Reggio tornou-se sacerdote e se dedicou à evangelização e à formação do clero.
Tomás fundou, colaborou e dirigiu algumas publicações de inspiração católica. Como jornalista, estava atento aos fatos que chocavam a sociedade italiana naquele tempo de grandes transformações. Feito bispo de Ventimiglia e depois de Gênova, fundou a Congregação das Irmãs de Santa Marta, e trouxe à luz os pilares da sua vida: “o compromisso com a educação e a atenção aos pobres em nome de Cristo. Morreu em Triora no ano de 1901. Foi beatificado por São João Paulo II em 2000.
SANTA ÂNGELA MERÍCI
27 de janeiro
‘‘Nasceu em Desenzano del Garde, por volta do ano de 1470. Em 1535 fundou, em Bréscia, uma congregação feminina sob a proteção de Santa Úrsula, destinada à formação cristã de meninas pobres.
Enviou para São Jerônimo Emiliani o jovem bres-ciano Stefano Bertalozzi que, convertido de uma vida desordenada, tornou-se sacerdote e foi um dos amigos de Saló. Ângela morreu em 1540. Foi beatificada em 1768 pelo Papa Clemente XIII e canonizada em 1807 pelo Papa Pio VII.’’
MARÇO
BEATO FRANCISCO FAÀ DI BRUNO
27 de março
Nasceu em Alexandria, Itália no ano de 1825. Frequentou o Colégio San Giorgio di Novi Ligure, dirigido pelos Padres Somascos. Foi cientista, professor de matemática da Universidade de Turin, escritor, músico e oficial do exército da Sardenha. Em 1876 foi ordenado sacerdote, fundou as Irmãs Mínimas de Nossa Senhora do Sufrágio e o Conservatório de Santa Zita para dar assistências as jovens. Construiu em Turin uma igreja dedicada à Nossa Senhora do Sufrágio e Santa Zita; ele mesmo projetou a torre dos sinos. Faleceu em Turin no ano de 1888. Foi proclamado beato por São João Paulo II em 1988.
ABRIL
SÃO PIO V
30 de abril
Michele Ghisleri nasceu no ano de 1504 em Bosco Morengo na província de Alexandria. Juntou-se a Ordem dos Pregadores (Dominicanos) e foi professor de teologia. Foi eleito bispo e cardeal e, posteriormente elevado à Cátedra de Pedro em 1566. Foi responsável por implementar os decretos do Concílio de Trento promovendo a propagação da fé e reformando o culto divino. No dia 6 de dezembro de 1568, a partir do pedido de alguns dos primeiros colaboradores de São Jerônimo Emiliani, mudou a situação canônica da Companhia dos Servos dos Pobres transformando-a em ordem religiosa. Foi o próprio papa Pio V que recomendou a transformação, recordando suas lembranças do Fundador Jerônimo Emiliani e dos padres da Companhia Além disso, autorizou o bispo de Tortona, Dom Cesare Gambara, receber a profissão religiosa dos primeiros seis Clérigos Regulares de Somasca: Angiolmarco Gambarana, Vicenzo Trotti, Francesco Spaur, Giovanni Scotti, Reginaldo Vaini e Bernardino Castellani. A profissão aconteceu no dia 29 de abril de 1569. O Papa Pio V morreu no ano de 1572. Foi beatificado em 1672 pelo Papa Clemente X e canonizado pelo Papa Clemente XI em 1712.
MAIO
BEATA CATARINA CITTADINI
5 de maio
Catarina Cittadini nasceu em Bérgamo, Itália, no ano de 1801. Sete anos depois perdeu seus pais e juntamente com a irmã mais nova, Judite, foi acolhida no orfanato de Conventino, onde foram educadas para se tornarem professoras. Catarina e Judite foram hospedadas por dois primos padres no vilarejo de Calolziocorte, perto dali, em Somasca, iniciaram seu magistério. Atuando tanto no ensino público como no privado, pouco a pouco, as irmãs foram sendo acompanhadas espiritualmente pelos padres somascos, fato que as levou ao apostolado para com os pequenos, característica que as marcou. Com a morte prematura de Judite em 1840, Catarina continuou a obra até constituir uma verdadeira família religiosa, as Irmãs Ursulinas de Somasca, dedicadas ao ensinamento e a assistência da juventude pobre e abandonada. Catarina morreu em 1857. Foi proclamada beata em 2001 por são João Paulo II.
SANTA BENEDITA FRASSINELO
10 de maio
Em construção
JUNHO
SÃO JOÃO BATISTA SCALABRINI
1 de junho
João Batista Scalabrini nasceu no ano de 1839 em Fino Mornasco, Como. Entrou no seminário diocesano e durante os estudos de teologia ficou por diversas ve-zes no Colégio Galio de Como (administrado pelos Religiosos Somascos desde 1583 até os dias atuais). Ali ficou encarregado de zelar pela educação dos resi-dentes, entre os quais estava o jovem Luís Guanella, futuro fundador dos Servos da Caridade.
João Batista Scalabrini foi reitor, professor e pároco da igreja de São Bartolomeu, que ficava numa zona ope-rária de Como. Com apenas 37 anos foi nomeado bis-po de Piacenza. Os padres somacos: Bernardino Secondo Sandrini e Domenico Savarè, testemunharam sobre a sua integridade.
Como bispo, promoveu o renascimento da Catequese e se doou incansavelmente na assistência espiritual e material aos imigrantes em terras americanas. Fundou a Congregação dos Missionários e das Missionárias de São Carlos Borromeu. Morreu na sua diocese em 1905. Foi beatificado em 1997 por São João Paulo II e cano-nizado pelo Papa Francisco em 09 de outubro de 2022.
AGOSTO
SÃO CAETANO THIENE
7 de agosto
‘‘São Caetano Thiene nasceu em Vicenza, no ano de 1480. Ordenado sacerdote entrou no Oratório do Di-vino Amor em Roma. Foi para Veneza onde deu início ao Hospital dos Incuráveis. De volta a Roma, fundou o Instituto dos Clérigos Regulares Teatinos, que buscava levar a vida clerical a um estilo de vida em conformi-dade com o estilo dos tempos apostólicos.
Durante o Saque de Roma em 1527 conseguiu refugiar-se em Veneza, onde conheceu São Jerônimo Emiliani n Oratório do Divino Amor que se reunia na Confraria de São Nicolau de Tolentino. Se dedicou ardentemente à oração e ao exercício da caridade para com o pró-ximo. Morreu em Nápoles em 1547. Foi beatificado em 1624 pelo papa Urbano VIII e canonizado por Cle-mente X em 1671. De 1546 até 1555 os Somascos esti-veram unidos aos Padres Teatinos.’’