Dizia Santa Tereza de Jesus: "Que seria do mundo se não existissem os religiosos?" A Vida Religiosa consiste em uma adesão radical a Deus por meio dos votos de Castidade, Pobreza, Obediência. É uma vida voltada para Deus e ao serviço aos menos favorecidos. O papa João Paulo II exortava aos religiosos com as seguintes palavras:

 

Vós não tendes apenas uma história gloriosa para recordar e narrar, mas uma grande história a construir! Olhai o futuro, para o qual vos projeta o Espírito a fim de realizar convosco ainda grandes coisas.

Fazei da vossa vida uma ardente expectativa de Cristo, indo ao encontro d'Ele como virgens prudentes que vão ao encontro do Esposo. Permanecei sempre disponíveis, fiéis a Cristo, à Igreja, ao vosso Instituto e ao homem do nosso tempo. Deste modo, sereis renovados por Ele, dia após dia, para construir com o seu Espírito comunidades fraternas, para com Ele lavar os pés aos pobres e dar a vossa insubstituível contribuição para a transfiguração do mundo. (João Paulo II)

A Vida Consagrada existe para pessoas que desejam viver de forma mais radical o seu Batismo. Por isso o religioso faz publicamente em sua consagração três votos: Pobreza, Castidade e Obediência para viver o mais próximo de como Jesus viveu.

O que é a Vida Consagrada?

Os votos por amor à Deus e aos irmãos

CASTIDADE

POBREZA

OBEDIÊNCIA

Liberta de modo singular o coração do homem (cfr. 1 Cor 7, 32-35), para que mais se acenda na caridade para com Deus e para com todos os homens. É, por isso, sinal dos bens celestes e meio pelo qual os religiosos alegremente se dedicam ao serviço de Deus e às obras de apostolado. 

 A resposta da vida consagrada é dada pela profissão da pobreza evangélica, vivida sob diversas formas e acompanhada muitas vezes por um empenho ativo na promoção da solidariedade e da caridade. 

 

Com o voto de obediência, o consagrado, deseja dar testemunho da sua consciência de um relacionamento de filiação, em virtude do qual assume a vontade paterna como alimento diário (cf. Jo 4,34), como sua rocha, alegria, escudo e fortaleza (cf. Sal 18/17,3)
 

A Vida Consagrada, também tem uma peculiaridade, pois nela se vive em comunidade. Os religiosos Consagrados partilham a vida com os irmãos de caminhada convivendo na mesma casa e seguindo os momentos em comum como a oração, a Eucaristia, as refeições, o lazer, as reuniões de organização e avaliação.

Assim como Cristo constituiu uma comunidade para partilhar a vida, os consagrados seguem este caminho de participação e comunhão.

 

Links úteis
.png

Ordem dos Clérigos Regulares Somascos do Brasil

Rua Prof° Antônio Nogueira Braga, 185 Sala "A"

Bairro: Jardim Santa Cândida, Campinas - SP

CEP: 13087-601

Contatos: (19) 3296-6388/ (19) 3296-5886

Email - religiosos@ymail.com